As coisas mudaram, as transportadoras não são as mesmas do que há 30 anos. Isso é um fato comprovado por centenas de empreendedores e profissionais que trabalham nesse ramo de negócio. Apesar disso, muita gente já investe em tecnologias como o ERP, mas com isso, muitos ainda se perguntam: Só isso pode garantir a melhoria da produtividade de uma transportadora? Provavelmente não, principalmente quando a lucratividade está sob ameaça, por não usar uma ferramenta adequada para controle de dados.
O ERP ajuda uma transportadora com o registro dos dados, mas quando existe a necessidade de cruzar informações e ter dados detalhados, tudo dependerá do trabalho manual. Se você quiser saber o consumo de combustível, precisa analisar e cruzar todas as informações à mão, um trabalho que pode demorar dias ou meses, dependendo do tamanho da sua transportadora. Um sistema de B.I pode ajudar com isso e muito mais.
Uma plataforma de B.I aproveita os dados do seu ERP para transformá-los em resultados positivos, como a economia de recursos e combustível, por exemplo. O fato é que essas duas tecnologias podem trabalhar lado a lado para uma gestão de dados eficientes e abastecer indicadores úteis para uma transportadora.
Usar duas ferramentas complementares é extremamente positivo e fortalece a gestão de dados, especialmente de transportadoras, que possuem um alto volume de informações. ERP abastece a plataforma de B.I com dados brutos e básicos, já cadastrados. A partir disso, são geradas informações táticas e estratégicas que podem transformar a produtividade de uma transportadora.
Ao usar ERP e B.I juntos, você consegue obter um alto volume de informações relevantes para a administração da sua empresa. Com essa integração, você terá acesso a indicadores que detalham cada setor de uma transportadora, ocasionando um controle maior sobre todas as atividades.
Então quer dizer que o trabalho será dobrado para cadastrar as informações, é isso mesmo? Não! Embora sejam sistemas diferentes, são integrados entre si. As informações brutas são cadastradas no sistema de ERP e depois disso, a plataforma de B.I interpreta e gera dados relevantes para uma transportadora. Trata-se de uma integração de sucesso entre as ferramentas.
Trocando em miúdos, isso significa que todos os dados cairão automaticamente em seu sistema de B.I depois da integração. Agregar as duas plataformas significa contar com uma ferramenta poderosa para a gestão de dados e geração de indicadores seguros, porém, sem ter mais trabalho para que isso aconteça.
Usar um sistema B.I é uma sábia decisão para uma transportadora, especialmente quando o objetivo é ter indicadores seguros e detalhados rapidamente em suas mãos. Com isso, você poderá pensar em formas de melhorar a produtividade, ser mais lucrativo e economizar recursos financeiros.
Contar com uma empresa séria e com experiência faz toda a diferença quando o assunto é Business Intelligence. A Aphesis Tecnologia para Negócios possui a expertise de implantação do B.I em grandes empresas de diversos ramos, entre eles o de transportes.
Fonte: Aphesis